terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Estilista Emily Bastos fala sobre as influências de Woodstock na moda contemporânea

O que caracteriza a moda no Festival de Woodstock?

Foi durante o festival de Woodstock que os hippies ficaram conhecidos mundialmente com suas roupas de estampas florais, túnicas indianas e muitos símbolos de paz. Além disso, usavam muito jeans e camiseta. Vale ressaltar, ainda, que na época o jeans não era usado por toda população como nos dias de hoje. As roupas dos anos 70 tinham um ar romântico e sonhador, que visava transmitir a idéia de paz e amor bastante difundida na década de 60.


Quais as características básicas das roupas dessa época?

Predominavam os jeans e as cores, muitas cores. Com tons bordô, ferrugem, violetas e alaranjados. Usava se muito o "Tie Dye", que é uma técnica de tingimento de tecidos, onde as cores se "misturam" dando um ar indefinido a estampa.

Quais os principais elementos encontrados nas roupas do Festival?

Jeans e calças militares eram usadas com bocas de sino muito largas, além de trazer tachinhas, bordados e muitos brilhos, roupas com franjas, muitos colares de miçangas, feitos na maior parte das vezes pelos próprios hippies, em sua maioria feitas de modo artesanal, com matérias-primas naturais e muitas tinturas. Usava-se calças e saias de cintura baixa e predominavam as estampas florais e psicodélicas.
As mulheres usavam bolsas de crochê, botas de camurça e salto plataforma, além de saias longas e roupas com muitas plumas. Para os homens a principal mudança foi a inserção das cores e estampas em suas camisas e calças.


Qual a principal mudança que houve no estilo das roupas?

As roupas mudaram radicalmente, deixaram de ser básicas e formais e passaramm a ser coloridas, alegres, as calças bocas de sino predominavam. Na moda dos anos 70 para o dia a dia prevalecia o visual unissex.


Você acredita que as roupas de hoje têm influência da moda de Woodstock?

A principal idéia que era passada na época, e que sobrevive até hoje, é a de que cada pessoa tem liberdade para usar aquilo que tem vontade.
O que se tem hoje é um padrão bastante livre. Cada pessoa pode encontrar seu próprio estilo, pois as propostas são muitas.

Nenhum comentário: